Cinco presos considerados de alta periculosidade fugiram dos presídios de Porto Velho, Rondônia, nas últimas horas desta sexta-feira (07). A fuga acendeu um alerta sobre a segurança do sistema penitenciário do estado, que tem enfrentado um aumento no número de evasões de criminosos nos últimos meses.
A primeira fuga que deixou a população apreensiva foi do Serial Killer de Porto Velho, João Luiz da Silva Filho, 53, que fugiu do presídio José Mário Alves, o Urso Branco, no último dia 28 de fevereiro. O criminoso havia sido beneficiado com cela livre há pouco mais de um mês.
Nesta sexta-feira, os apenados, Anderson da Silva Santos e Anderson Leonardo Galdino Beleza, fugiram da penitenciária Edvan Mariano Rosendo, o Urso Panda. Enquanto a fuga era registrada em um presidio, na penitenciária Aruana, outros criminosos, de alta periculosidade, Erick Ramon Rodrigues Saraiva e Neverton da Costa Evangelista, fugiram ganhando as ruas da cidade.
Nos últimos meses, casos de fugas em presídios da região têm se tornado frequentes, levantando questionamentos sobre a estrutura das unidades prisionais e a efetividade das medidas de contenção.
A população segue apreensiva diante da fuga de criminosos de alta periculosidade e aguarda respostas das autoridades sobre as medidas que serão adotadas para evitar novos incidentes.
Qualquer informação pode ser repassada através do 190 ou 197.