Ogoverno de Rondônia está intensificando o combate ao mosquitoAedes aegypticom uma capacitação especializada para os novos agentes de combate a endemias nos municípios de Cujubim, Cacaulândia e Rio Crespo. O treinamento, que acontece entre os dias 10 e 15 de março, tem como objetivo preparar os agentes para a identificação de larvas e mosquitos em campo e em laboratório, aprimorar a gestão das informações no Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD) e qualificar o uso de equipamentos essenciais, como nebulizadores motorizados e aspersores residuais para bloqueios epidemiológicos.
A capacitação é promovida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), por meio do Programa Estadual de Controle das Arboviroses, dentro do Núcleo de Doenças Transmitidas por Vetores (NDTV), vinculado à Gerência Técnica de Vigilância Ambiental (GTVAM). Os participantes também serão capacitados na aplicação de larvicidas como oBacillus thuringiensis israelensis(BTI), seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.
Com foco na eficácia das ações de prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o treinamento aborda temas estratégicos como:
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “com a capacitação o governo reafirma o seu empenho com a prevenção e o controle das doenças transmitidas peloAedes aegypti, fortalecendo as ações de combate e proteção da saúde pública”, ressaltou.
COMPROMISSO
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, destaca que a iniciativa tem um papel essencial no fortalecimento da vigilância epidemiológica e entomológica nos municípios atendidos. “Nosso objetivo é garantir maior eficiência no controle das arboviroses e reduzir a população de mosquitos transmissores dessas doenças, protegendo a população de Rondônia”, ressaltou.
EQUIPE DE FORMADORES
A capacitação está sendo conduzida por uma equipe técnica qualificada, composta por profissionais com vasta experiência na área da vigilância epidemiológica e controle de endemias. O professor doutor, Cesarino Aprígio, responsável técnico pela vigilância epidemiológica e laboratorial das arboviroses, fornece dados atualizados sobre a situação epidemiológica e laboratorial das arboviroses no estado de Rondônia, contribuindo para um panorama abrangente sobre os desafios enfrentados na região.
O técnico Christian Ramos, especialista no Levantamento de Índice Rápido paraAedes aegypti(LIRAa/LIA), ministra treinamentos voltados ao preenchimento correto de formulários, cadastramento geográfico e estratégias que visam otimizar a coleta e a análise de dados. Esta abordagem garantirá que os agentes capacitados possam atuar de maneira eficiente na coleta de informações sobre a infestação do mosquito.
O técnico em endemias Erenaldo Santos, é o responsável pela parte prática do treinamento, abordando a identificação das espécies deAedesem campo e a correta utilização dos equipamentos de bloqueio químico. Suas atividades incluem ações fundamentais para garantir que os agentes tenham habilidades técnicas adequadas na execução das ações de controle.
A especialista em entomologia, Alda Eunice Farias Lobato da Cunha, conduz capacitações voltadas à correta identificação dos vetores, tanto em campo quanto em laboratório. Seu conhecimento permitirá que os profissionais aprimorem suas habilidades na taxonomia dos mosquitos, um aspecto essencial para o sucesso das estratégias de combate aoAedes aegypti.
Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Cesarino Aprigio
Secom - Governo de Rondônia