16°C 33°C
Porto Velho, RO

Cláudia de Jesus solicita reparos em equipamentos de exames de imagem do CID

Equipamentos do Centro de Diagnóstico por Imagem de Rondônia precisam de manutenção.

10/07/2024 às 20h14
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Parlamentar destacou que a situação atual dos equipamentos está comprometendo gravemente a saúde dos pacientes (Foto: Assessoria parlamentar)
Parlamentar destacou que a situação atual dos equipamentos está comprometendo gravemente a saúde dos pacientes (Foto: Assessoria parlamentar)

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) uma indicação  para a necessidade urgente de reparos e reativação dos equipamentos de exames de imagens no Centro de Diagnóstico por Imagem de Rondônia (CDI). A parlamentar destacou que a situação atual dos equipamentos está comprometendo gravemente a saúde dos pacientes.

"Recebo diariamente neste gabinete parlamentar relatos e denúncias sobre a problemática com equipamentos do CDI, especialmente que o equipamento de raio-X está sem funcionar há mais de 30 dias e que a ressonância magnética segue sem operar há 2 anos," afirmou a deputada.

A inoperância dos equipamentos de raio-X e ressonância magnética tem causado atrasos nos diagnósticos e tratamentos dos pacientes, podendo agravar quadros clínicos e comprometer a saúde da população. Cláudia de Jesus enfatizou a importância dos exames de imagem para a saúde pública, afirmando que eles são essenciais para diagnósticos rápidos e precisos, fundamentais para a prevenção e tratamento eficaz de doenças.

A deputada defendeu que a administração dos exames de imagem deve permanecer sob gestão pública, garantindo maior eficiência e controle dos custos. "A terceirização para empresas privadas tende a aumentar os gastos do Estado, já que a iniciativa privada busca o lucro, o que pode resultar em um uso menos eficaz dos recursos públicos," explicou.

Texto: Cristiane Abreu I Assessoria parlamentar