21°C 40°C
Porto Velho, RO

Após solicitação de Cláudia de Jesus, governo vai contratar bombeiro civil para combater incêndios

Edital oferece 126 vagas para profissionais certificados em combater incêndios florestais.

30/09/2024 às 17h20 Atualizada em 30/09/2024 às 18h48
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Novos Brigadistas e Bombeiros vão reforçar o efetivo atual (Foto: Secom Governo de RO)
Novos Brigadistas e Bombeiros vão reforçar o efetivo atual (Foto: Secom Governo de RO)

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) foi atendida em mais uma solicitação que fez ao governo de Rondônia, com objetivo de ampliar e melhorar políticas públicas. A parlamentar havia apresentado uma indicação à Assembleia Legislativa de Rondônia solicitando ao Poder Executivo a contratação emergencial de bombeiros civis para combater incêndios florestais e queimadas em áreas agrícolas e urbanas em todo o estado. A deputada disse que era necessário priorizar bombeiros civis já formados e qualificados para essa função.

Na última sexta-feira (27), foi publicado pelo governo o Edital (nº 1/2024/CBM-COBCMD), por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM/RO), que abre 126 vagas para a contratação de brigadistas temporários por meio de Processo Seletivo Simplificado. Um dos requisitos para fazer parte da seletiva é possuir certificado de curso de Bombeiro Civil ou certificado de Brigadista de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

"Fiquei agradecida ao governo por nos atender de maneira rápida, considerando que Rondônia atravessa um momento difícil e de emergência, onde os incêndios florestais estão tomando conta das cidades e colocando em risco a saúde de adultos, crianças e idosos. Sem falar dos impactos e danos para a natureza, os animais e as populações da floresta", falou Cláudia.

Os brigadistas e bombeiros civis vão atuar em diferentes municípios do estado, como Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes, entre outros. O processo seletivo será composto por análise curricular, teste de aptidão física e avaliação de habilidades no uso de ferramentas agrícolas, seguindo um cronograma estabelecido no edital, com início imediato das atividades dos brigadistas, dada a situação emergencial do estado.

"É importante dizer que fizemos essa solicitação atendendo pedido dos brigadistas e bombeiros que querem ajudar o estado na missão de defender a sociedade e foi um reivindicação também da população", disse a deputada.

Por Francisco Costa I Assessoria parlamentar